terça-feira, 16 de novembro de 2010

A importância da comunicação para a sociedade - Português Instrumental

Agosto de 2009

A comunicação é imprescindível para o convívio de qualquer indivíduo, sendo ela importante para os principais meios de sobrevivência. O homem tornou-se totalmente dependente desse veículo informativo que tantos nos tem beneficiado. Comunicação não é só a fala; é também composta por sinais e códigos, às vezes conhecidos somente por determinado grupo de pessoas, como os Militares.
Quando falamos em comunicação logo nos veem a cabeça computadores, “internet”, celulares... Mas, não se deve esquecer que na idade da pedra já havia comunicação; entre sinais e expressões faciais e gestuais que o homem utilizava para poder se comunicar. É claro que ao longo do tempo, esse meio de se interagir foi adquirindo melhoras. Hoje, podemos ver a quantidade de informação que é passada todos os dias para as pessoas. Imagine você, sentado num computador, na América do Sul, enquanto seu irmão, no Japão, do outro lado do mundo, conversa com você normalmente. Isso é um avanço incrível para a humanidade.

O texto de “A Comunicação” de Luiz Fernando Veríssimo mostra que nem sempre numa conversa existe comunicação. É preciso que a mensagem seja entendida, tanto por quem passa, como por quem a recebe.
Comunicar-se não é simplesmente transmitir algo. O emissor tem que ter conhecimento do que ele deseja passar com a mensagem e o que a mesma significa, para que haja uma espécie de troca de informações entre ambos.
No texto de Luiz Fernando Veríssimo, o emissor, um cliente, não consegue comunicar ao receptor, uma atendente de loja, o objeto que ele está à procura, o que causa um grande desencontro de idéias e informações.

Créditos à Angélica Zenith e Vítor Albuquerque

9 comentários:

  1. Vítor, adorei o teu texto!!!!
    Irei continuar lendo o seu blog viu!!!
    Abraço,
    Marcelle
    celle.figueiredo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. esse foi o tema da redação do vestibular da IFSuldeminas Muzambinho-MG
    Acho q fui bem! :D

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo ,me ajudo muito no trabalho da escola .

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto e muito bom conteúdo foi curto e prático mas também muito informativo obgd por postar essa sua ótima idéia obrigada de verdade.
    Nyc Silva

    ResponderExcluir