terça-feira, 16 de novembro de 2010

Diferentes tipos de textos - Português Instrumental

Agosto de 2009

"A Impunidade no Brasil"

Texto na função referencial:

O senador Roberto Bittencourt, acusado de desvio de dinheiro do Senado, para fins particulares, como a compra de três apartamentos de luxo na cidade de São Paulo, uma mansão em Miami, Estados Unidos, além de várias passagens aéreas usadas por sua família, foi absolvido na última sessão do Senado Federal.
Apesar de toda polemica levantada contra o senador, ele já retomou as atividades em seu cargo e seus processos foram arquivados.
Em entrevista concedida è Revista Ética Nacional, Roberto Bittencourt afirma que, “não se sente abalado”, apesar de todas as acusações, e está pronto para retomar suas atividades. O senador ainda chegou a afirmar também que acha todo esse processo uma “invasão de privacidade” e se considera “completamente inocente das acusações”. “Todo o dinheiro usado é meu! Ganho através do meu salário!” Afirmou Roberto Bittencourt.

Texto na função emotiva:

Acho tudo isso uma barbaridade! Como pode um senador ser, simplesmente absolvido de TODAS as acusações feitas sobre ele? O Brasil está cada dia mais “sem vergonha”. Políticos abusam do poder e sempre cometem erros. Erros esses cada dia maiores. A sociedade sofre para pagar impostos e eles gastam esse dinheiro em jatinhos, casas, luxos que só o dinheiro muito pode pagar. Pra mim, é uma tremenda falta de respeito com os brasileiros. Mas não adianta reclamar, pois, quanto mais reclamam, mais eles não ouvem e “passam por cima” de nós.

Texto na função conotativa:

Ei, você aí! Viu o que aconteceu no senado? Perdeu tudo? Então compre já a última edição da Revista Ética Nacional! Dinheiro desviado, cassação de mandatos, falta de respeito entre os senadores! Não perca! Já está nas bancas! Compre já a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário