domingo, 21 de novembro de 2010

Texto

Novembro de 2010

Decorrência

Interessante a timidez. Completamente notável. É como se estivesse exposta em seu rosto para todo mundo vê: “Eu sou tímido”. Mas, por que as pessoas são tímidas? Me pergunto. Há algum fator bom disso? Talvez seja óbvio que existam fatores bons. E também óbvio que existam ruins. Ser tímido dá experiência em observar o próximo?

O ato de observar é para poucos. Não falo de “olhar” e/ou ver, simplesmente. Falo de observar mesmo, notar a cor dos olhos, os tiques nervosos, a cor da meia que o outro usa, o jeito de falar, o ritmo da fala, enfim. Ser tímido dar mais chance de estudar e entender as pessoas? Como disse, há fatores ruins. Ser tímido implica em não mostrar quem você realmente é. Passa aquela má impressão de que você é um chato, bossal e altamente fútil.

É lógico que a população é mau julgadora. Qual a pessoa que não repara, por exemplo, um rapaz que tenha carro rebaixado? Muitos vão de cara pensar: “É moleque!”. Outros vão pensar que o dono participa de “pegas” com outros veículos semelhantes. Alguns falam que é pra chamar atenção. Ninguém (ou quase ninguém) pensa que o dono, simplesmente, possa gostar daquilo, um carro rebaixado. Timidez pode atrapalhar relacionamentos, entrevista de emprego, reuniões, eventos, palestras, conferências, fatos importantes da/para vida.

Já mal julguei muitos tímidos. Tive surpresas e lições. Nunca julgue quem você mal conhece. Você poderá se surpreender e ter que conviver com aquela pessoa por algum tempo, julgando-a ser chata e fútil, sem ao menos dar-se conta de que ela possa ser uma pessoa muito boa. Esse sujeito pode ter uma ligação com uma das pessoas mais importantes da sua vida: seu pai, sua mãe, seu(sua) melhor amigo(a), enfim. Imagina o relacionamento com esses seres se você julga os amigos(as), irmãos(ãs), namorados(as) deles (as)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário