terça-feira, 16 de novembro de 2010

Conceito de Humanidade - Teologia

Agosto de 2009

1. Ao conjunto dos seres humanos, como um todo, dá-se o nome de Humanidade, Homem ou espécie humana. De uma forma abstrata, Humanidade também é uma a expressão que sintetiza as características partilhadas por todos os humanos, com especial ênfase na capacidade do Homem como ser compreensivo e benevolente.
O conceito de “Humanidade” leva-nos à noção de solidariedade estendida a todas as pessoas, frequentemente sintetizada na palavra "humanitário".
Em 1854 o filósofo francês Augusto Comte criou a Religião da Humanidade, com o objetivo de constituir um sistema religioso completamente humano, afastado da teologia e da metafísica, pregando o amor entre os homens, a ação esclarecida sobre o mundo, a natureza e o homem e, acima de tudo, o desenvolvimento do altruísmo e da solidariedade.
Pode-se considerar também que a forma genérica de referir-se à humanidade como "o homem", "Homem", é uma forma de machismo e primazia do sexo masculino, em voga desde o declínio das culturas que primavam o sexo feminino e a fertilidade. O Homem é o único ser da face da Terra dotado de inteligência sendo capaz de fabricar instrumentos dominando assim o planeta.

2. CONCEITO DE TRANSCENDÊNCIA:
A transcendência é um termo que, na Filosofia, pode conduzir a três diferentes, porém relacionados, significados, todos eles originaram-se da raiz latina "ascender" ou indo além, sendo, um significado originado na filosofia antiga, outra na filosofia medieval, e a última na filosofia moderna.
O primeiro significado, como parte desse conceito, foi usado primeiramente para se referir a relação de Deus com o mundo e de particular importância na teologia. Neste caso transcendente significa que Deus está completamente além dos limites do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário