terça-feira, 16 de novembro de 2010

Artigo de opinião - Língua Portuguesa e Jornalismo

Novembro de 2010

Onde estamos?

Século XXI. Muita coisa mudou e vêm mudando. Não posso negar que preconceito acabou e/ou vem acabando. Mas, é incrível como o índice ainda consegue vencer essa barreira que o impede de subir.

Em 2010, vi um terrível caso de homofobia. Quatro adolescentes e um jovem atacaram covardemente uma dupla de amigos que passeava na Avenida Paulista em São Paulo. Segundo informações, no grupo atingido, havia homossexuais. O jovem do grupo rival quebrou uma lâmpada fluorescente no rosto de um dos rapazes do grupo oposto.

Com o rosto completamente machucado, o atingido foi socorrido por pessoas que passavam no local e seu amigo conseguiu fugir. Mais a frente, os agressores atacaram novamente uma pessoa. Eram cinco contra um. Vigilantes dos empresariais próximos ajudaram as vítimas. Os adolescentes foram levados para a antiga FEBEM e o jovem para a delegacia, mas depois foram soltos.

Aí eu me pergunto, pra que tanta covardia? Só por que a pessoa é homossexual, negro, evangélico, pequeno, grande? Sinceramente, preconceito é crime! Qual foi a parte de "crime" que esses racistas e preconceituosos ainda não entenderam? Eu só acredito que um ser que tem a capacidade de fazer uma maldade dessas mereça a punição no mesmo nível. Usando a antiga lei de Talião, “Olho por olho, dente por dente”.

Se o indivíduo é negro, branco, alto, gordo, magro, gay, virgem, sinceramente, a vida é dele. Se a justiça fosse rápida, se a polícia funcionasse, muitos desses episódios seriam poupados. Num país como o nosso, nem tão cedo isso será mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário