domingo, 21 de novembro de 2010

Matéria para a 8ª semana de integraçao da Unicap

Outubro de 2010

Palestra mostra como investir em empresas


(Foto: Jéssica Maciel)

Dinheiro, economia, empresas e investimento. Assuntos como estes abrangeram a palestra do professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Alberto José da Silva Filho. A palestra “Análise das demonstrações contábeis” teve início às 8h , na sala 510 do bloco A. Alunos entre 19 e 31 anos, dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito estavam presentes no evento.

O professor Alberto Filho começou a sua palestra falando sobre como investir em empresas com altos indicadores financeiros. Também deixou claro que, para um bom investimento, o empreendimento precisa ser sólido. “Ninguém entra em uma empresa com o intuito de dar prejuízo, isso só acontece por uma má administração ou por falta de capital”, disse Alberto.

Perguntas como “Qual o volume do capital circulante líquido?” e “Qual o grau de endividamento?”, foram indagadas aos alunos com o intuito de que tomem conhecimento da situação das empresas em que vão trabalhar. Capital ativo circulante é o capital financeiro da corporação, ou seja, o dinheiro que percorre na companhia. Já o grau de endividamento é aquele representado pela fração Ativo circulante/Passivo circulante, que corresponde ao dinheiro que a empresa pode pagar.

Ao falar do lucro/prejuízo de uma empresa, o professor Alberto disse que as companhias precisam fazer um balanço operacional por dois anos consecutivos, mostrando tudo o que a empresa recebeu e gastou. Citou casos de falta de comprometimento entre funcionários e patrões no Brasil que atrapalha na hora da produção e acabou comparando com o Japão, que só produz o que pode vender.

A aluna do curso de Direito Eduarda Salazar, 20, achou a palestra bastante elaborada e bem produtiva. “Gostei muito! O professor pareceu bem preparado e agora me sinto segura de como investir futuramente em alguma empresa”, afirmou Eduarda. Ao fim da palestra, o professor tirou várias dúvidas dos alunos.

Um comentário: