terça-feira, 16 de novembro de 2010

Atividade Extra - Teologia

Agosto de 2009

2.1


- As pessoas usam a palavra “homem” referindo-se a toda a humanidade. Mas por que isso? O mundo é machista, é essa a resposta. Relacionamos Deus a uma figura de homem e não uma mulher. Pela bíblia, a mulher vem após o homem. Deus a fez, por uma costela do ser macho.

Mas por que o mundo é machista? A criação machista vem desde os tempos da pré-história, onde o homem era o comando da tribo, era ele quem dava as ordens, e isso não mudou. Hoje, ouvimos muitos dizerem: “Quero um filho homem para dar seguimento a minha empresa.”.

Nós não concordamos com essas afirmações, pois a mulher cada dia mais vem se destacando: chefes de estado, presidentes, artistas, jornalistas... O ser “mulher” está conseguindo, finalmente, vencer essa barreira machista.

Por que a mulher tem que adotar o nome do marido? Por que elas têm que ficar em casa cuidando dos filhos? Muitas já conseguiram inverter essa situação, mas muitos ainda pensam como antigamente. Somos a favor da igualdade social.

- A palavra “sentimentalismo” é como se não constasse no dicionário humano. Cada dia mais a sociedade torna-se materialista. Sempre querendo mais dinheiro, carros, empresas, riqueza... Esquecem que nelas mesmas há um espírito que não se alimenta disso, ao contrário, só piora seu lado espiritual. Acabam esquecendo das outras pessoas e as vezes de si mesmas.

O ser humano precisa perceber as barbaridades que andam cometendo por aí. Guerras, matança, destruição, falta de compaixão, passando por cima de tudo e de todos para conseguir o sucesso, dinheiro, fama... Olham o próximo como um animal que precisa ser derrotado de qualquer maneira, esquecendo que esse próximo tem sentimentos, tem família...

2.2

Conceitos

a) Humanidade: Interatividade, compreensão, solidariedade, partilhar a vida com o próximo.



b) Transcendência: A transcendência, ou indo além, pode conduzir três diferentes significados: O primeiro diz que esse termo significa que Deus está completamente além dos limites do mundo. O segundo significado é formado por um conceito das pessoas espíritas, que acreditam que Deus não é de carne e osso, é um espírito de cura. O terceiro é formado pelo conceito de que existe um ser acima da humanidade, uma espécie de força superior, a qual o mundo gira em torno.

2.3

Uma sociedade não pode viver só com razão, ou só com religião. É necessário que se existam as duas, para um bom equilíbrio. A paixão (religião) é um composto de energia vital, bem precisa e delimitada para não passar por cima de tudo e de todos. Aí que entra a razão, que define, esclarece e disciplina os passos da paixão. Se a razão reprimir a paixão, só haverá rigidez, tirania e o mundo será totalmente severo. Mas, por outro lado, se a paixão passar por cima da razão, vigora o delírio das pulsões, o prazer toma conta de tudo. Por isso é extremamente importante o equilíbrio entre as duas culturas, para que não haja um desastre na humanidade.

2.4

O Oriente é praticamente o oposto do Ocidente. Na cultura Oriental, existem vários Deuses. Cada sentimento pertence a um Deus. Do amor, da Prosperidade, da Felicidade... Cada animal tem um significado no mundo Oriental. As vacas são sagradas, não se deve comer suas carnes. Respeitam a família, dão um imenso valor ao patriarca e respeitam aos mais velhos rigorosamente. Têm um altíssimo índice de inteligência e vários dons, desde o de vendas até o da espiritualidade, cultivam o casamento, que é um ato maravilhoso e muito próspero para eles.

Ao contrário do Oriente, o Ocidente tem valores completamente diferentes. Na cultura deles só há um Deus, que está acima de tudo e todas as coisas. Família nem sempre vem em primeiro lugar, preferem mais o dinheiro, são mais materialistas. Pobres de espírito e muitos não respeitam os animais. O Ocidente tem muito que aprender com o Oriente.

Créditos à Angélica Zenith e Vítor Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário