segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Resumo sobre o livro "Sobre Entrevistas" de Stela Guedes - Radiojornalismo I

Novembro de 2010

Sobre Entrevistas - Stela Guedes

Um dos melhores livros que já li: “Sobre entrevistas” (Editora Vozes), de Stela Guedes. É simples e direto. Conta como realizar uma boa entrevista. Dicas de como utilizar o rádio, fotografar: tudo que um jornalista, iniciante ou não, deve saber. Stela conta as experiências que teve como jornalista e faz análises sobre diversas formas de realizar uma entrevista.

Há diversos pontos que não podemos esquecer ao realizar uma entrevista: sempre pedir autorização ao entrevistado, estar informado sobre o assunto, fazer um roteiro básico, testar o gravador etc. Também deixa claro no livro a necessidade de ouvir o que o entrevistado diz. Há muitos jornalistas que nem sequer ouvem o que é dito, simplesmente fecham a entrevista sem saber o que foi tratado.

Um dos pontos que mais chamo atenção, a importância da seriedade que temos de ter. Isso pode ser até clichê, mas é de extrema importância. É necessário estar ciente e informado de quem se vai entrevistar. A entrevista fica rica e tem mais profundidade.

Stela traz 16 entrevistas, realizadas no período entre março de 2002 e fevereiro de 2004 para mostrar como aplicou, na prática, o que falou em seu livro. Conta que as entrevistas foram realizadas de diversas formas: por telefone, pessoalmente, por rádio, Internet, mas Stela diz que todas devem ser realizadas pessoalmente.

“Perguntamos porque não sabemos a resposta e queremos saber e que se conseguirmos essa honestidade até poderemos ‘arrancar’ algo ‘revelador’ do nosso entrevistado”; conta Stela no fim do seu livro. Em sua opinião, perguntar de verdade, querer ouvir de verdade, é o que nos ajudará a construir uma boa entrevista, um bom texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário