sábado, 21 de maio de 2011

Unicap - Campanha pelo desarmamento é lançada na Católica


A Universidade Católica de Pernambuco foi palco, na manhã desta sexta-feira (20), do lançamento no estado da Campanha Nacional do Desarmamento 2011, que tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no país. O lançamento nacional foi realizado no último dia 6 de maio, no Rio de Janeiro.

Este é um evento preparatório de lançamento do comitê pelo desarmamento de Pernambuco. “A ideia é que consigamos montar postos de arrecadação de armas por todo Pernambuco, com o apoio das igrejas e do Estado, para captarmos o maior número de armas e destruí-las e fazer com que a sociedade se sinta cada vez mais livre”, ressalta Alexandre Nápoles Filho, coordenador da Equipe de Articulação da Política.

Estiveram presentes ao evento, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo; o coordenador do Movpaz em Pernambuco, Sergipe e Bahia, Clóvis Nunes; o representante do Ministério da Justiça Almir Laureano; o vereador Josenildo Sinésio; Marta Almeida, do Fórum da Juventude Negra; Verusca Moreira, da Secretaria de Defesa Social; o professor Ivan Vieira de Melo, da Universidade Federal de Pernambuco; Saulo Cabral dos Santos, coordenador do Movpaz no Recife; e o secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes.

O evento foi aberto com a exibição de um vídeo institucional da campanha. Amparo Araújo enfatizou a importância do projeto para a cidade e para a sociedade. Depois, foi passada a palavra para Clóvis Nunes, que ressaltou: “Se cada posto de coleta receber uma arma por dia, teremos uma melhora em, no mínimo, mil armas no mês. Com o desarmamento, o homicídio desaparece”. Ele ainda lembrou do Estatuto do Desarmamento, que entrou em vigor em 2003 e regulamenta o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e munição no Brasil.

Marta Almeida agradeceu à Unicap a oportunidade de estar divulgando uma campanha de grande importância para a sociedade: “É de extremo interesse nosso estar ajudando nesse projeto. Isso serve para que nós possamos de fato diminuir o índice de violência no país”, frisou.

Mais informações no site da campanha: www.entreguesuaarma.gov.br

Saiba mais:

O Movimento pela Paz e Não-violência de Ponte Nova, o Movpaz, é uma Organização Não-Governamental, juridicamente constituída como associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com número ilimitado de associados e prazo de duração indeterminado, possuindo administração própria, sem vínculos ou tendências religiosas e/ou políticas de qualquer natureza. www.movpaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário