terça-feira, 17 de maio de 2011

Unicap - 6º Encontro Internacional das Águas promove três minicursos

Começou hoje (11) o 6º Encontro Internacional das Águas, que tem como tema “Impacto das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos”. Às 9h desta quarta-feira (11), no anfiteatro do bloco G4, aconteceu o minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Clemente Coelho Júnior, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Com o tema “Ecologia dos Manguezais”, o minicurso se propõe a analisar os impactos, restauração e gestão de ecossistemas no manguezal. As aulas foram preparadas com o intuito de que os alunos entendam o que é esse ecossistema e, a partir daí, compreendam os impactos ambientais e como evitá-los. A ideia é formar profissionais que entendam esse processo.

“A experiência de realizar esse minicurso aqui na Católica está sendo bastante gratificante. É um curso bem montado e é um prazer estar aqui”, enfatizou Clemente.

Também na parte da manhã de hoje (11), foi realizado o minicurso “Monitoramento de vazão e transporte de sedimento em suspensão”, ministrado pelo Prof. Dr. Álvaro José Back Ephgri, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

A primeira aula teve como principal objetivo difundir tecnologias e produtos gerados pela equipe de recursos hídricos. Contou com a participação de muitos alunos, que receberam um livreto contendo informações sobre medidas de vazão com molinete hidrométrico, que são aparelhos que permitem a determinação da velocidade do escoamento da água e a coleta de sedimentos em suspensão.

Já o minicurso “Mudanças Climáticas 40 anos de Progresso ou Retrocesso”, ministrado pela Profª Drª Carla Maria Camargo Correa, do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NIMAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contou com a presença de alunos da Unicap, UFPE e UPE.

A professora fez uma avaliação sobre o que ocorreu nos últimos 50 anos em relação ao cenário ambiental e o que foi feito para o controle de qualidade do mesmo. Carla tratou, ainda, da Política Nacional de Recursos Hídricos. O 6º Encontro Internacional das Águas prossegue até o dia 13 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário