terça-feira, 17 de maio de 2011

Unicap - Alunos de escolas públicas e privadas participam da 9ª Semana Nacional de Museus na Unicap

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional do Museu, e na manhã desta terça-feira (17), no térreo do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, alunos de colégios da rede pública e privada do estado puderam expor seus trabalhos de pinturas, argila e maquetes sobre a pré-história.

A atividade faz parte da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que começou na última segunda-feira (16) e vai até o próximo sábado (22). Durante esse período, diversas instituições museológicas de todo o país, incluindo a Unicap, promovem eventos em torno de um mesmo tema. Seminários, exposições, oficinas, visitas guiadas e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação.

Na manhã de hoje (17), os colégios participantes foram o Avance, que trouxe alunos da 6ª a 8ª séries sob a coordenação dos professores de História João Paulo e André Pajé; o Colégio Martins Júnior, com estudantes da 5ª série acompanhados da professora de História Adriana Maia; e o Colégio Maria Dilsa, com alunos do ensino fundamental sob a supervisão do professor de História José Lourenço Neto.

“É uma experiência nova de aprendizado para esses alunos trazerem seus trabalhos realizados em sala de aula para expor à sociedade. O Museu de Arqueologia da Unicap está expondo a megafauna, pinturas rupestres, material lítico e argila, e achamos interessante que esses estudantes do ensino fundamental pudessem estar trazendo todo o material feito em sala de aula,” destacou a coordenadora do Museu de Arqueologia da Unicap, professora Maria do Carmo Caldas.

Serão concedidos troféus às três primeiras escolas colocadas e medalhas aos alunos das equipes premiadas em 1º, 2º e 3º lugares. Os professores responsáveis pelas equipes participantes receberão certificados de participação no evento.

“É uma experiência agradável. É bom para escola, para sociedade, é bom para Unicap, pois estamos fazendo esse intercâmbio escola-universidade. Nós já tínhamos vindo com alguns alunos para a visitação do museu e conversamos com a professora Maria do Carmo para expormos nosso material,” elogia o professor João Paulo, do Colégio Avance.

O professor do Colégio Avance André Pajé também elogiou a iniciativa da Católica: “A partir do momento que passa a existir essa relação escola-universidade, as escolas têm a oportunidade de entrar nesse mundo acadêmico, mesmo que seja um ambiente diferente, para já dar os primeiros passos, vivenciando essa experiência de expor trabalhos em apresentações, conferências e palestras.”

Os estudantes também gostaram da experiência: “É interessante porque nós não conhecíamos sobre a pintura rupestre e, através da pesquisa e do conteúdo que nos foi dado, tivemos uma aproximação com esse tipo de assunto. Acredito que compartilhar informações é sempre importante,” comentou Rafaela Mendes, aluna da 8ª série do Colégio Avance.

Lívia Nascimento, aluna da 5ª série do Colégio Martins Júnior agradeceu a oportunidade: “Achei um privilégio, pois podemos mostrar nosso potencial e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre a pintura rupestre. Muito obrigada pelo convite.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário