terça-feira, 24 de maio de 2011

"Cidade de Deus" - O Filme

Ideia Central:
O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, favela central do Rio de Janeiro. Cenas de acordo de tráficos de drogas e assaltos é mostrado, explicitamente no filme. É mostrada a realidade que não é explorada pela sociedade mais rica. A vida na favela é muito mais que ladrões de ruas. Lá, moram os maiores traficantes de drogas, os mais organizados crimes, combinados e planejado inteligentemente pelos próprios assaltantes. A máfia é um tipo de mãe ali dentro, todos participam de alguma forma, e se alguém sair da linha, morre.

Situações dramáticas iniciais e finais:
O filme começa mostrando galinhas sendo preparadas para o almoço. Uma delas escapa e é perseguida por bandidos armados. A galinha para entre os bandidos e um jovem chamado Buscapé, que acredita que a gangue quer matá-lo. O filme volta 10 anos no tempo, onde Buscapé conta como ele foi parar naquela situação. O filme termina com a Caixa Baixa, gangue formada por traficantes de drogas, andando pela Cidade de Deus, fazendo uma lista de traficantes que eles pretendem matar para tomar o império das drogas.

Personagens centrais e suas trajetórias:
Dadinho (futuramente chamado de Zé Pequeno) – Junto com seu amigo de infância Bené, estabelece um império do tráfico de drogas.

Cenoura – Concorrente de Zé Pequeno no tráfico de drogas.

Bené – Amigo de Zé Pequeno nos negócios.

Buscapé – Personagem central da trama. Termina como jornalista por ter feito as fotos do corpo de Zé Pequeno.

Blocos Narrativos
A tranquilidade chega a Cidade de Deus com Zé Pequeno, dono de um império do tráfico de drogas, o “manda-chuva” da favela. Zé planeja matar seu concorrente, Cenoura, porém é impedido por Bené seu amigo e também amigo de Cenoura. Zé Pequeno decide deixar sua vida criminal para trás e se mudar para uma fazenda, assim ele faz uma grande festa de despedida.
Depois disso, Bené é morto por um antigo traficante, Neguinho, que estava tentando matar Zé Pequeno há tempo. Bené era o único homem que impedia Zé Pequeno de atacar os negócios de Cenoura. Sua morte deixa Zé em perigo e Cenoura com medo.

Zé Pequeno é morto por vingança e Buscapé é visto no escritório do jornal olhando as fotos que tinha tirado do corpo de Zé, e decidindo se devia publicar as fotos dos policiais corruptos, que traficavam drogas, ou do corpo de Zé. Ele até comenta que as fotos dos policiais fariam dele uma pessoa famosa, porém ao mesmo tempo em perigo, e que as fotos do corpo de Zé Pequeno o fariam conseguir um emprego no jornal. Ele decide, então, ir pelo caminho mais seguro e o jornal publica as fotos do corpo baleado de Zé. Termina contratado pelo Jornal e se envolvendo com uma jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário