terça-feira, 17 de maio de 2011

Unicap - Alunos do curso de Fotografia da Católica expõem na Biblioteca

No dia 24 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Pinhole, uma técnica de captação de imagens através de um furo de agulha em qualquer recipiente vedado, basicamente, uma câmara escura, com uma pequena abertura em um dos lados, que possibilita a entrada da luz.

Para comemorar a data, a coordenadora do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, Renata Victor, a professora Niedja Dias e os estudantes do primeiro módulo do curso estão expondo fotos da técnica de Pinhole no hall da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco.

A exposição, que começou na última terça-feira (26), conta com 50 fotos tiradas pelos alunos sob orientação da professora Niedja Dias. A mostrao é resultado de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Anatomia da Câmera e Laboratório Preto e Branco.

Essa experiência é algo que desenvolvemos desde 2010 na minha disciplina e decidimos expor o trabalho dos alunos. Então, surgiu a possibilidade de expor na época do Dia Internacional do Pinhole, que foi bastante interessante. Foi um trabalho muito bom e todos se envolveram", destaca Niedja. Cerca de 38 alunos participaram da iniciativa.

A aluna do 3º módulo Kety Marinho conta a experiência que teve no ano passado com a técnica. “O ‘pinhole’ é uma técnica nova para mim. Uma forma diferente de você fazer um registro de algo através de um único furo numa caixa vedada. Nós temos que construir, fechar a caixa, fazer todo o trabalho. E é uma experiência maravilhosa! Quando eu fiz minha foto, decidi fazer três furos na caixa, para tentar uma foto panorâmica. E ao fim, quando vemos o trabalho pronto, é muito gratificante!”.

“A experiência com ‘Pinhole’ foi muito bem direcionada pelas professoras Niedja e Renata e, passo a passo, conseguimos construir uma máquina que ficou além das nossas expectativas. Gostaria de futuramente expandir essa técnica para as pessoas terem mais acesso à fotografia antiga. Acho muito satisfatório o trabalho aqui na Universidade. Já atuo na área de fotografia há algum tempo, mas aqui na Católica eu sempre me deparo com assuntos novos e é bem legal para mim que não sou dessa época da fotografia, lidar com essa ‘nova’ experiência”, elogia o aluno do primeiro módulo Breno de Holanda.

A exposição vai até o dia 6 de maio e é aberta ao público. Outras informações pelo fone: 2119-4435 ou 2119-4122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário