terça-feira, 24 de maio de 2011

Análise crítica do livro “Enterro Celestial” - da autora Xinram

O livro conta a história de uma chinesa que decide ir ao Tibet atrás de seu marido, apresentado como morto pelos soldados da guerra. A jornalista Xinram, que trabalha em um programa de rádio no país, recebeu um telefonema de um ouvinte, sugerindo uma entrevista e ela segue nessa jornada até a cidade de Suzhou e lá encontra Shu Wen.

O que chama mais me chamou atenção foi a garra de Shu Wen, que decidiu viajar até o Tibet para procurar seu então falecido marido. Wen já sofria um tipo de preconceito. Era considerada velha por não ter se casado, e então, quando decide casar-se com o amor de sua vida, Kejun, ele morre na guerra. Ela não acreditava nisso e seguiu em busca dele.

Ao longo do livro, a autora conta a jornada de Wen por todo o Tibet. Wen era médica, dermatologista, e como o exército estava escasso de médicos, ela logo foi aceita para seguir com eles, ajudando assim ambos os lados. O dela, pois ela queria estar na caminhada para tentar encontrar seu marido, para o exército justamente pela escassez de médicos e a quantidade de doentes, principalmente queimaduras, que era uma das especialidades de Wen.

A história é bastante detalhada, tentando passar ao leitor o máximo de informação e deixando a sensação de estar vivenciando tudo aquilo. Wen contou também da boa receptividade que o exército a deu, surpreendendo-a. Wen se destaca por ser uma mulher prestativa e sempre querer ajudar o próximo. Ao longo de sua caminhada, ela encontrou famílias, pessoas, soldados, e sempre os ajudando e oferecendo apoio.

O livro serve também para contar como o ser humano lida com a morte, e como o amor consegue fazer com que cada ser se adapte a culturas diferentes e a costumes completamente distintos. Wen não consegue encontrar seu marido e o “enterra celestialmente” de sua mente, insatisfeita.

Após muitos anos de trabalho, Xinram publica seu livro “Enterro Celestial”. O livro, além da história pessoal de Wen, nos traz muito sobre a geografia, sobre a história, cultura, hábitos e costumes do povo Tibetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário