quinta-feira, 14 de abril de 2011

Unicap - Editora-chefe do portal G1 faz palestra na Católica durante seminário promovido pelo Globo Universidade

Abril de 2011

A editora-chefe do portal G1 de notícias da Rede Globo, Márcia Menezes, encerrou nesta quarta-feira (13) o seminário “Telejornalismo: Processos e Linguagens”, promovido pelo Globo Universidade em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco, no auditório G1 da Unicap.

O coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, deu as boas-vindas aos participantes do evento e apresentou uma breve introdução do assunto que Márcia iria abordar. Além dele, compôs a mesa, a professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE Yvana Fechine e o professor de Ciências da Computação e diretor adjunto do Centro de Estudo de Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Carlos Ferraz.

Márcia Menezes, que está há 15 anos na Globo, iniciou a palestra falando um pouco sobre o avanço da internet e da tecnologia. “Antigamente, quando eu trabalhava em televisão, eu abria o site do “O Globo”, saía da sala, tomava um café, fumava um cigarro, ia ao banheiro e, quando voltava, a página ainda estava sendo carregada. Hoje já não é assim. Vocês têm um privilégio maravilhoso. Qualquer um pode saber de qualquer assunto na internet”, comentou.

Menezes enfatizou que hoje a internet é o meio de comunicação mais rápido e de bom feedback. Por exemplo, em uma matéria publicada agora, cerca de um minuto depois, algum leitor manda um e-mail ou resposta comentando sobre aquele assunto. “Vejo uma grande participação dos leitores, até mesmo para nos ajudar quando ocorre de alguém escrever um erro ortográfico”, disse.

“Lembro de um caso que uma atriz tinha falecido e colocamos as fotos dela com os filhos. Um leitor nos enviou um e-mail sugerindo que só colocássemos a foto dela. Era um sofrimento muito grande para os filhos e ainda mais a foto da atriz exposta com eles. Na hora que recebemos, cortamos a foto e, depois, o leitor agradeceu. Então, é visível a participação intensa do leitor na internet”, ressaltou Márcia.

Além de sua experiência na internet, ela falou dos diversos programas jornalísticos que realizou na emissora e detalhou alguns procedimentos de trabalho na redação do portal G1. Márcia ressaltou ainda a importância da ortografia e da revisão antes de publicar qualquer informação. “Você tem que ser bastante cuidadoso ao divulgar uma informação. Na redação do G1, de internet em geral, não existe editor para revisar sua matéria”, frisou.

Márcia comentou sobre toda a estrutura do site e dos projetos para o mesmo. Ela enfatizou que não adianta fazer uma página “mirabolante”, ninguém irá entender o que o portal quer passar desse jeito, deixando assim o leitor mais confuso. Além disso, Menezes disse que realiza muita cobertura em tempo real e o tempo é curto e muito valioso. “Tudo em internet é valioso. Você tem que cobrir a visita do Obama, o carnaval, o congresso, tudo em tempo real e já mandar pro site. É tudo rápido e prático,” comentou.

Ao final da palestra, foi aberta a sessão de perguntas, primeiramente realizadas pelos integrantes da mesa e, depois, pelos estudantes e e pesquisadores. A participação foi bastante intensa e as respostas bem objetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário