sábado, 5 de março de 2011

Unicap - Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais da Católica lança novos projetos

Fevereiro de 2011

Em comemoração aos 60 anos da Universidade Católica de Pernambuco, o Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais (Npciamb) da Unicap lançou nesta segunda-feira (28) a nova home page de projetos de pesquisa, o Núcleo de Processos Biotecnológicos (Nprobio) e a Rede Norte-Nordeste de Fungos Filamentosos (Rennorfun). O evento, realizado no auditório G1, contou com a presença do diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Alfredo Arnóbio de Souza Gama, que ministrou palestra sobre “A Facepe e as Parcerias Institucionais”. Ao final da apresentação, a coordenadora do Npciamb, Profª Drª Galba Takaki, fez a apresentação oficial dos projetos.

A abertura do evento foi feita pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne. Ele representou o Reitor, Padre Pedro Rubens, que estava na Universidade Federal de Pernambuco participando de encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Também estavam presentes a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; a coordenadora Geral de Pesquisa da Unicap, Edilene Queiroz; e Pró-reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em seu pronunciamento, Padre Lúcio Flávio ressaltou a importância dessas parcerias para a realização de projetos científicos que tragam qualidade de vida e bem-estar pessoal ao povo brasileiro. Durante sua palestra, o diretor da Facepe, Alfredo Arnóbio, que falou do papel da instituição e da sua política de formação e fixação de pesquisadores, além do seu crescimento. Segundo ele, Pernambuco pode voltar a ser o estado mais rico do país, dependendo dos novos projetos oferecidos pelas instituições de ensino do estado.

A ampliação em 40% do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), uma experiência brasileira que está sendo importada pelos alemães e americanos, foi também um tema abordado pelo diretor da Facepe, que deu ênfase também ao crescimento de doutores no país. “O número de pesquisadores cresceu em mais de 4 mil entre 1994 e 2004” , citou.

O evento terminou às 11h, com as palavras da professora Galba Takai, que falou sobre a relevância do Núcleo Emergente em Processos Biotecnológicos (Nprobio) e da Rede Norte-Nordeste de Fungos Filamentosos de Solos da Caatinga e da Amazônia (Rennorfun). A Rennorfun é uma rede de pesquisa que tem como objetivo integrar pesquisadores de instituições das regiões Norte-Nordeste, que atuam com a biodiversidade em fungos filamentosos da caatinga dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, como também em solos de área de preservação ambiental da Amazônia. Já o Nprobio tem como objetivo integrar grupos de pesquisa em biotecnologia utilizando fontes renováveis e resíduos industriais na produção de biomoléculas. Em seguida, a Unicap ofereceu um almoço aos participantes da palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário