sábado, 12 de março de 2011

Unicap - Convênio entre a Católica e o Governo do Estado beneficia alunos angolanos

Março de 2011

A Universidade Católica de Pernambuco assinou, no dia 2 de março, convênio com o Governo do Estado de Pernambuco com o intuito de viabilizar estágio para 9 estudantes intercambistas de Angola que estudam Administração na Unicap. O estágio será oferecido por meio do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir), com foco na implementação da Lei 10.639-03. A solenidade foi realizada no Centro de Referência de Enfrentamento ao Racismo, conhecido como “Casa Crer”, em Olinda.

Estiveram presentes à celebração do convênio o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unicap (Neabi), Padre Clóvis Cabral, representando o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; o assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro; e a professora de História da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) Glória Dias.

Também participaram da cerimônia o secretário Executivo do Cepir, Jorge Arruda; o gerente de Projetos da Assessoria do Governo do Estado, Amaro Ferraz, representando o secretário de Cultura de Pernambuco; a coordenadora do Núcleo de Informação e Gênero da Assessoria Pedagógica da Secretaria da Mulher, Cristina Camarotti; além dos alunos intercambistas de Angola.

O estágio será realizado na própria Casa Crer, através do Cepir, em função do trabalho que o Governo de Pernambuco vem implementando com o continente africano. Na Casa Crer, os alunos terão uma sala específica para a realização de seus trabalhos com o público. Além da assinatura do termo de estágio, também foram realizadas as inscrições para o curso de especialização em História e Cultura Afro-Brasileira, oferecido pela Católica e que será ministrado por 13 professores, entre eles o Padre Clóvis Cabral e a Profa. Gloria Dias. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de março e a matrícula poderá ser realizada do dia 21 a 25, no auditório G2 da Unicap.

O secretário Jorge Arruda ressaltou que o convênio foi celebrado no dia 2 e em Olinda em função da homenagem feita pela cidade à cultura africana, e que o evento era muito mais que uma assinatura de parceria, tratava-se também da inscrição para um importante curso de especialização da Unicap. “Minha intenção nesse curso é reparar os erros dos antepassados. Pois, antigamente, um negro não podia ter acesso à educação”, enfatizou.

Logo após, foi realizada uma oração na língua Yorubá pelo Babalorixá Luis de Ogodô e foi oferecido um lanche para os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário