quarta-feira, 13 de junho de 2012

Consumismo

Ao entender o que significa o “consumismo”, percebemos o quão grave é a situação, principalmente no Brasil. Quando assisti o documentário “Criança: a alma do negócio” fiquei chocado com a quantidade de crianças que são consumistas. Mas o que mais me chamou atenção, não foi esse fator e sim o quão elas são influenciadas pela publicidade exposta quase que 24 horas por dia na televisão, meio de “diversão” das crianças de hoje.

O Brasil é um país de consumistas. Não são somente os pequenos que sofrem dessa, podemos chamar, quase doença. O ato acontece muito, por incrível que pareça nas classes médias baixas, onde existe a forma de parcelamento de compras. Mas um dos fatores de compra desses produtos é o simples fato de querer mostrar ao próximo que você também tem aquele instrumento que está na moda, mesmo que não possa pagar. Gente deixa de comer, de ter uma vida saudável, se transformam em devedores... tudo para ter o que a população chama de “moda”. Mas até onde vai esse consumismo imenso?

O consumismo hoje está ligado ao entretenimento, em outras palavras, a televisão. Propagandas de produtos, muitas vezes irregulares ou alimentos que possam causar algum tipo de incômodo são passadas ali, claramente para toda e qualquer pessoa vulnerável assistir. No caso das crianças, propagandas de roupas, comidas e eletrônicos são as mais mostradas. Não se tem mais a aparição de brinquedos, elas hoje querem é eletrônico, roupas da moda e shopping. Me choquei quando vi no documentário que uma das crianças entrevistadas queria ser rainha do mundo e morar num shopping.

Quanto mais consumo de produtos na moda, mais popular você é. Nos Estados Unidos da América, nenhum produto (com exceção de carros e casas) pode ser parcelado. Se você tem o dinheiro você compra; se não, junte e pode obter. Na minha visão, isso gera certo controle do consumismo para a sociedade. Me pergunto, por que não implantar esse projeto aqui no Brasil e vermos como funciona? É claro que antes, a publicidade necessitaria de ser diminuída e/ou até proibida em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário