Outubro de 2010
-> O Código de Ética do Jornalista se aplica ao assessor de imprensa?
Não. Pois assessor de imprensa é aquele que trabalha direcionado somente a seu cliente. Ele defende sua empresa. O jornalista não. Ele defende todas as áreas. Mas, como em todo caso, há exceções. Por exemplo: O Jornal do Commercio, onde JCPM é o dono, os jornalistas que trabalham lá, em momento algum poderão escrever matérias prejudicando algum empreendimento do JCPM. Já um assessor de imprensa do clube Náutico Capibaribe, não poderá nunca falar das dívidas e dos problemas que o time vem sofrendo. O trabalho dele é somente defender, mesmo estando errado. Há jornais que hoje tentam chegar ao máximo à imparcialidade, como a Folha de Pernambuco, que fala de toda a cidade, sem exceções. O artigo primeiro do código ético jornalístico diz: “...tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.” mas, que tipo de informação? É a informação que o leitor quer saber ou a que o jornalista quer que o leitor saiba? É um tipo de indução ao leitor? Passar a informação é o trabalho do jornalista, mas de forma mais neutra possível. O artigo segundo, parágrafo primeiro diz que: “a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica – se pública, estatal ou privada – e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.”. O assessor de imprensa deve passar a informação sobre seu cliente, mas diversas vezes ele omite, dando credibilidade à empresa em que trabalha. Deveria haver outro código de ética para o Assessor de Imprensa. Deve-se ter muito cuidado com informações passadas por ele, pois podem ser de extrema fragilidade.
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