domingo, 9 de dezembro de 2012

“Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”.

Ao entrar na exposição, percebi a quantidade de detalhes para querer mostrar o lado bom e ruim da vida. De cara, podemos até perceber que se trata de uma exposição série, mas ao “estudar” a exibição, notei que o artista puxa muito para o humor. Como que Liniers tem a paciência e as ideias de passar ao mundo tudo que temos a oferecer? Delicado e detalhista, o quadrinista Argentino se parece pouco comigo. Posso até notar a diferença entre o bom e o ruim, até saber mostrar, mas da forma que ele encontrou, nunca.

As histórias são pequenas e diretas. Já as pinturas, muito abstratas e até difíceis de fazer. Ele une diversos quadros para fazer a pintura em todos eles, dando trabalho e paciência, coisa que eu tenho pouca.

As historinhas chamam atenção pela sinceridade e humor. Por exemplo, um que achei bastante engraçado: dois amigos estão na chuva e, ao abrir a sombrinha, a chuva para. Ao fechar, a mesma volta e assim sucessivamente. Enquanto isso, os amigos comentam um com o outro que “o dia hoje está mais para soluço”, dando a entender que a chuva está com soluço, pelo fato de cair e parar.

Tenho a plena certeza de que muitos vão ver a exposição, achar bonito e não entender o que ela passa. Outros entenderão, mas não terão paciência de ler todas as histórias em quadrinhos e outros vão ler todas e não entender. Posso falar por mim, não li todas, entendi algumas e gostei muito dos detalhes. É incrível como uma pessoa consegue mostrar a sociedade tamanha importância com a vida, humor e até o mítico e estranho mundo imaginário, com cabeças flutuantes e monstros de chapéu. Uma exposição quase que 100% surreal.

Ao final de tudo, gostei bastante e indico a quem quiser relaxar a mente e viajar um pouco no mundo surrealista, que pode trazer surpresa para cada tipo de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário