sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Unicap - PDI é tema de mesa-redonda na XXI Semana Docente e IV Fórum de Funcionários da Católica

Fevereiro de 2011

Após a abertura realizada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, a XXI Semana de Estudos Docentes e o IV Fórum de Funcionários da Católica prosseguiram com a mesa-redonda “PDI – Um caminho para a excelência acadêmica e humana”, que teve a participação dos Pró-reitores Aline Grego (Acadêmica) e Padre Miguel Martins (Comunitário), da coordenadora de Graduação, Verônica Brayner, e dos professores César Cerqueira e Sílvio Romero.

O primeiro a falar foi o professor César Cerqueira, que apresentou a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e enfatizou a importância do planejamento estratégico para a Universidade. Em seguida, o professor Silvio Romero enumerou os vários pontos que constam do PDI para melhoria da Universidade, incluindo o bem-estar do aluno/funcionário; criação de novos cursos de graduação e pós-graduação; e ampliação da estrutura da Unicap.

A pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, apresentou as políticas e diretrizes da Pró-reitoria Acadêmica para o PDI. Entre as quais, destacou a captação de novos alunos de graduação e pós-graduação; modernização e consolidação das práticas de gestão e controle acadêmico. Ela também citou a necessidade de renovação da organização didático-pedagógica do ensino da graduação, o fortalecimento da pós-graduação e das pesquisas.

Já o pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, falou sobre a necessidade da integração cada vez maior da comunidade universitária e destacou a parceria entre o Liceu e o “Fé e Alegria”. Também enfatizou a importância da criação do Instituto Humanitas e da reestruturação da Pastoral. Ressaltou, ainda, a prioridade à promoção da cultura, com fortalecimento de ações socioculturais e incentivo às práticas esportivas.

A Pró-reitoria Administrativa, representada pelos pró-reitores Aline Grego e Padre Miguel Martins, apresentou como diretrizes e projetos: a modernização e consolidação das práticas administrativas; a implementação de ações para o aumento da receita; o estímulo à qualificação docente; a estruturação da Diretoria de Recursos Humanos; e a consolidação das parcerias. Também foram apresentadas como metas o investimento na infra-estrutura da Católica nas áreas de acessibilidade, segurança e conforto no campus; a climatização de salas e laboratórios; reforma e tratamento da fachada; modernização dos elevadores dos blocos A, B, D, e G; e aumento das vagas de estacionamento para alunos, professores e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário