Para comemorar a data, a coordenadora do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, Renata Victor, a professora Niedja Dias e os estudantes do primeiro módulo do curso estão expondo fotos da técnica de Pinhole no hall da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco.
A exposição, que começou na última terça-feira (26), conta com 50 fotos tiradas pelos alunos sob orientação da professora Niedja Dias. A mostrao é resultado de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Anatomia da Câmera e Laboratório Preto e Branco.
Essa experiência é algo que desenvolvemos desde 2010 na minha disciplina e decidimos expor o trabalho dos alunos. Então, surgiu a possibilidade de expor na época do Dia Internacional do Pinhole, que foi bastante interessante. Foi um trabalho muito bom e todos se envolveram", destaca Niedja. Cerca de 38 alunos participaram da iniciativa.
A aluna do 3º módulo Kety Marinho conta a experiência que teve no ano passado com a técnica. “O ‘pinhole’ é uma técnica nova para mim. Uma forma diferente de você fazer um registro de algo através de um único furo numa caixa vedada. Nós temos que construir, fechar a caixa, fazer todo o trabalho. E é uma experiência maravilhosa! Quando eu fiz minha foto, decidi fazer três furos na caixa, para tentar uma foto panorâmica. E ao fim, quando vemos o trabalho pronto, é muito gratificante!”.
“A experiência com ‘Pinhole’ foi muito bem direcionada pelas professoras Niedja e Renata e, passo a passo, conseguimos construir uma máquina que ficou além das nossas expectativas. Gostaria de futuramente expandir essa técnica para as pessoas terem mais acesso à fotografia antiga. Acho muito satisfatório o trabalho aqui na Universidade. Já atuo na área de fotografia há algum tempo, mas aqui na Católica eu sempre me deparo com assuntos novos e é bem legal para mim que não sou dessa época da fotografia, lidar com essa ‘nova’ experiência”, elogia o aluno do primeiro módulo Breno de Holanda.
A exposição vai até o dia 6 de maio e é aberta ao público. Outras informações pelo fone: 2119-4435 ou 2119-4122.
Nenhum comentário:
Postar um comentário