1. Introdução
Quando ouvimos “escola de Bauhaus”, logo nos vem a cabeça a pergunta: “O que é isto?”. Pensamos ser uma escola de um senhor cujo nome é Bauhaus e não estamos errados. Vamos direto ao ponto. A Escola de Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Vem dela o chamado Modernismo, que dura até hoje e foi também a primeira escola de design do mundo, o que causou muitas surpresas para a época.
Fundada por Walter Gropius, em 25 de abril de 1919, a intenção era fazer uma escola combinada de arquitetura, artesanato e uma academia de artes. Isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram por lá. Resumindo, a principal intenção era de unir arte e indústria.
A origem da palavra Bauhaus não é um nome próprio, ou homenagem a quem criou a escola e sim a tradução para casa de construção. Era uma escola onde todos se uniam em busca de uma nova visão para linguagens e criação, independente de ser aluno, professor ou mestre, todos se ajudavam.
2. Desenvolvimento
A Escola de Bauhaus deu incentivo a diversas escolas de artes espalhadas pelo mundo. O conceito de design e arquitetura que Bauhaus inseriu está sendo copiado até hoje pelos diversos cursos técnicos e até mesmo graduações.
Bauhaus é uma forma simplificada de Staatliches Bauhaus (Casa estatal de construção ou arquitetura). Seu criador, Walter Gropius, manifestou suas palavras na inauguração da escola:
"A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto."
Suas palavras definem as ideias básicas da escola de Bauhaus e do movimento desencadeado por ela, na Alemanha. A Bauhaus fixou algumas diretrizes estéticas que iriam permanecer em todo o mundo durante o século XX. A mistura de conhecimentos de diversas artes como a pintura, música, dança, teatro, arquitetura, escultura e literatura, era uma das principais atividades da Bauhaus. A escola era livre e dela originou-se os estilos abstratos modernistas, como foi citado na introdução.
Na cidade de Weimar, foram integradas, pelo arquiteto Walter Gropius, duas escolas. A Artes e Ofícios, pertencente a Henri van de Velde e a Belas-Artes do alemão Hermann Muthesius. A Bauhaus teve sede em um edifício construído por Van de Velde.
Com a intenção de restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão, o inglês William Morris, propôs o movimento Arts and Crafts, que deram origem à escola Bauhaus. Mesmo assim, o ensino dela era contra ao ponto de vista de Morris, contrárias à produção em série e à revolução tecnológica.
Com o intuito e a finalidade de ressaltar a personalidade do homem, a Bauhaus estimulava a livre criação combatendo a arte pela arte.
“Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno.” (trecho retirado do site http://www.pitoresco.com.br/art_data/bauhaus.htm).
Sendo assim, dentro de convicções filosóficas havia liberdade de criação entre professores e alunos.
A escola tinha diversas participações e uma dos principais finalidades era a de explorar a arte em pintura, música, criação de arte em si. Tirando um trecho do texto “A escola de Bauhaus - BAUHAUS É UMA FORMA SIMPLIFICADA DE Staatliches Bauhaus (Casa estatal de construção ou arquitetura)” percebemos isto:
“O ensino era suficientemente elástico, com a participação, na pesquisa conjunta, de artistas, mestres de oficinas e alunos. Para Gropius, a unidade arquitetônica só podia ser obtida pela tarefa coletiva, que incluía os mais diferentes tipos de criação, como a pintura, a música, a dança, a fotografia e o teatro.”
Ao longo em que se vai estudando a Escola de Bauhaus, vamos percebendo o quanto ela foi caçada pelos conservadores da oposição, obrigando a escola a mudar de localização. Tirei outro trecho do texto encontrado na internet que fala um pouco sobre essa “cassação” da escola:
“Ameaçada de dissolução pela forte oposição dos conservadores a suas inovações, a escola mudou-se em 1925 para Dessau, onde ficou até o advento do nazismo. Para abrigá-la, Gropius projetou e construiu um conjunto de prédios que eram, em si mesmos, um manifesto de arquitetura moderna e uma das mais extraordinárias obras da década de 1920.”
As atividades da Bauhaus foram intensificando logo depois que ela se mudou para Dessau, com o lançamento de publicações e a organização de exposições. 3 anos depois de sua mudança, o então diretor da escola, Walter Gropius, passou o cargo para o suíço Hannes Meyer.
Com a nova direção da escola, sua arquitetura realçou ainda mais. “Em 1930, Meyer foi substituído pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe. Este reorganizou a escola e deu-lhe um novo impulso.” (trecho retirado do texto)
Escola de Bauhaus se mudou novamente em 1932, quando os nazistas tomaram o poder da cidade de Dessau, e foi parar em Berlim, capita da Alemanha. Lá, ela ainda durou 1 ano até seu fechamento. Mesmo com seu encerramento, os ensinamentos da Bauhaus já haviam se espalhado pelo mundo. Um trecho do texto afirma isso:
“O ensino inovador da Bauhaus já havia se difundido a essa altura nos principais centros de arte. Tal difusão tornou-se ainda maior quando os grandes mestres da escola, devido às perseguições nazistas, passaram a emigrar, principalmente para os Estados Unidos e a Inglaterra.”
Abaixo podemos ver uma foto de tirada entre 1919 e 1933 dos que passaram pela escola de Bauhaus. Da esquerda para a direita: Die Meister auf dem Dach des Bauhausgebäudes, Dessau, von links: Josef Albers, Hinnerk Scheper, Georg Muche, László Moholy-Nagy, Herbert Bayer, Joost Schmidt, Walter Gropius, Marcel Breuer, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Lyonel Feininger, Gunta Stölzl und Oskar Schlemmer.
(Foto retirada do site http://www.bauhaus.de/bauhaus1919/)
3. Conclusões
Uma pesquisa como tal exige muito aprofundamento e muita, investigação. O que fiz foi somente um esboço do que foi a escola de Bauhaus. Existem diversos sites e artigos publicados, até mesmo na internet, que falam sobre o assunto. A luta dos nazistas para derrubar a escola, o seu fechamento e sua influência são assuntos que merecem terem um aprofundamento maior.
Há ainda, no texto que baseei meu trabalho um trecho que retirei e achei adequado como parte da minha conclusão da pesquisa. Ele resume tudo que ocorreu após o fechamento da escola e as influências que o mundo da arte sofreu:
“Em 1928, Sandor Bortink fundou em Budapest o Mühely, também chamado Bauhaus de Budapeste, que existiu até 1938. Em 1933, Josef Albers instalou um departamento do tipo Bauhaus no Black Mountain College (Carolina do Norte, Estados Unidos) e depois na Universidade de Harvard. Em 1937, Moholy-Nagy criou em Chicago a New Bauhaus, mais tarde incorporada ao MIT (Massachusetts Institute of Technology). Gropius passou a lecionar em Harvard e Mies van der Rohe tornou-se um dos principais arquitetos da remodelação de Chicago. Em 1950 inaugurou-se em Ulm, na Alemanha, a Hochschule für Gestaltung (Escola Superior da Forma), dirigida por Max Bill, ex-aluno da Bauhaus de Dessau. A essa última instituição, em especial, coube dar seguimento programático às formulações da antiga Bauhaus -- uma escola que se integrou perfeitamente no contexto da civilização do século XX para dar-lhe uma visualidade própria.”
5. Referências bibliográficas
- Texto “A escola de Bauhaus - BAUHAUS É UMA FORMA SIMPLIFICADA DE Staatliches Bauhaus (Casa estatal de construção ou arquitetura)” retirado do site http://www.pitoresco.com.br/art_data/bauhaus.htm.
- Texto “Escola de Bauhaus” por Fernando Rebouças, retirado do site http://www.infoescola.com/artes/escola-de-bauhaus/
Sites (acesso em 26, 27 e 28 de março de 2012):
• http://www.pitoresco.com.br/art_data/bauhaus.htm
• http://www.bauhaus.de/bauhaus1919/
• http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=368
• http://www.infoescola.com/artes/escola-de-bauhaus/
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